Hora Certa

Aposentada do DF vai responder por injúria racial após dizer que levaria mulher para 'ser sua escrava em Portugal'

Imagem ilustrativa de mãos de mulher Reprodução/EPTV Uma servidora aposentada do Tribunal de Justiça do DF afirmou que levaria uma funcionária do departame...

Aposentada do DF vai responder por injúria racial após dizer que levaria mulher para 'ser sua escrava em Portugal'
Aposentada do DF vai responder por injúria racial após dizer que levaria mulher para 'ser sua escrava em Portugal' (Foto: Reprodução)

Imagem ilustrativa de mãos de mulher Reprodução/EPTV Uma servidora aposentada do Tribunal de Justiça do DF afirmou que levaria uma funcionária do departamento pessoal "para ser sua escrava em Portugal". O crime de injúria racial aconteceu em novembro de 2024. A mulher foi investigada pela Polícia Civil. Nesta quinta-feira (25), a corporação confirmou que encaminhou ao Ministério Público do DF uma denúncia contra ela. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. Segundo a Polícia Civil, a aposentada teria se dirigido de forma ofensiva a uma funcionária do setor de pessoal, fazendo comentários discriminatórios sobre sua cor de pele. Em tom de superioridade, a agressora afirmou que levaria a vítima para Portugal como escrava. Segundo a polícia, o MP formalizou a denúncia contra a acusada. Se condenada, ela pode pegar até cinco anos de prisão. A investigação foi realizada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). Casos de injúria racial e racismo no DF Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), até julho deste ano, foram registrado 476 casos de injúria racial e 25 de racismo. Desde 2023, a injúria racial passou a ser tipificada na Lei do Racismo (Lei n° 7.716/89), tornando a punição mais severa, com reclusão de dois a cinco anos, além de multa. O crime é imprescritível e não permite fiança. Entenda a diferença entre racismo e injúria racial LEIA TAMBÉM: ASA NORTE: Homens são alvejados próximo à UnB, em Brasília; autor fugiu 'CRIME DA 113 SUL': Entenda em 5 pontos o recurso que pode anular a condenação de um dos executores Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.