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Ônibus entre DF e Entorno já estão mais caros; entenda os motivos para o reajuste dos preços

Reajuste no transporte semiurbano do entorno vale a partir de meia noite de terça-feira  O aumento das passagens de ônibus entre o Entorno e o Distrito Feder...

Ônibus entre DF e Entorno já estão mais caros; entenda os motivos para o reajuste dos preços
Ônibus entre DF e Entorno já estão mais caros; entenda os motivos para o reajuste dos preços (Foto: Reprodução)

Reajuste no transporte semiurbano do entorno vale a partir de meia noite de terça-feira  O aumento das passagens de ônibus entre o Entorno e o Distrito Federal começou a valer nesta terça-feira (23). A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) chegou a adiar o reajuste por sete meses. Nesse período, havia uma expectativa de que os governos do DF e de Goiás criassem um "consórcio" para lidar com o tema e evitar o aumento das passagens. No entanto, a proposta não foi entregue. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. A ANTT informou que o reajuste é um direito assegurado às transportadoras pela legislação. O reajuste das passagens foi de 2,9%. O número foi calculado com base na variação de custos dos insumos utilizados na prestação do serviço - como combustível e manutenção da frota. O cálculo analisa a variação dos custos entre janeiro e dezembro do ano anterior. O contrato das transportadoras prevê atualizações anuais. Confira como ficam os valores após reajuste Veja como ficam as passagens de ônibus entre o DF e o Entorno ANTT A atualização das tarifas estava prevista, originalmente, para fevereiro, mas foi adiada por duas vezes após pedidos dos governos de Goiás e do Distrito Federal. 1º adiamento Em 18 de fevereiro, a ANTT publicou no Diário Oficial da União (DOU) um reajuste de 2,9% no preço das passagens dos ônibus entre Distrito Federal e Entorno. Inicialmente, o aumento iria valer a partir de 23 de fevereiro. No entanto, a agência adiou a medida, pela primeira vez, em seis meses. A justificativa para o adiamento foi a intenção dos governos de Goiás e do Distrito Federal de criar um consórcio interfederativo para administrar o sistema de transportes semiurbano do Entorno do DF e melhorar a qualidade do serviço prestado. Consórcio interfederativo A proposta de consórcio interfederativo prevê a participação do Governo Federal, do GDF, do governo de Goiás e dos municípios que se interessarem. Nesse modelo, a União ficaria responsável pela infraestrutura, enquanto os governos do DF e de Goiás arcariam com o subsídio tarifário. Ou seja, os dois estados colocariam dinheiro público no sistema para evitar que o valor das passagens fique tão alto para os usuários. 2º adiamento Sem solução definitiva, em 22 de agosto, a ANTT concedeu um novo adiamento, de 1 mês. Em 16 de setembro, Ibaneis Rocha e o secretário do Entorno, Cristian Viana, fizeram um novo pedido de adiamento à agência, mas a medida não foi aprovada. Sem mais adiamentos Segundo a ANTT, não havia como postergar novamente o aumento das passagens sem afetar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. A agência ainda disse que não houve a entrega da versão final sobre a proposta do consórcio interfederativo. Com isso, não foi possível a aprovação da proposta submetida pelos governos de GO e DF e o reajuste aconteceu. Linhas para o Entorno Segundo dados do GDF, 425 linhas operam entre o DF e Entorno, sendo 342 com autorização especial. A frota é composta por 910 veículos, com idade média de 12 anos. Um relatório elaborado por técnicos do Governo Federal, do DF e de Goiás identificou os principais problemas do sistema: frota sucateada; ausência de bilhetagem eletrônica; infraestrutura precária; tarifas elevadas e incompatíveis com a renda dos usuários; crescimento do transporte clandestino. LEIA TAMBÉM: AUMENTO NA TARIFA: Passagens de ônibus entre DF e Entorno vão subir 2,9% a partir desta terça, confirma ANTT PORTAS QUEBRADAS E PNEUS CARECAS: funcionários denunciam condições precárias de ambulâncias do Iges no DF Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.